quinta-feira, 30 de julho de 2009

(História) Getúlio Vargas- 9º ano

18 comentários:

Cindy Araujo disse...

Getulio Vargas ajudou muito em uns aspectos no Brasil.Ele trouxe as ferias remuneradas,o voto secreto da mulher,a carteira de trabalho e no seu segundo governo o petroleo.Uma atitude muito errada ,na minha opniao, de se suicidar para entrar na historia.

Por : Cindy Araujo

Mariana Seixas disse...

Oi Cindy

Adorei te encontrar aqui. Realmente Getulio Foi um personagem histórico muito popular, ele utilizou estas conquistas em suas campanhas, que na verdade foram conquistas daqueles movimentos operários que estudamos, e não algo que ele criou. Mas você está certa, como foi no governo dele, e aprovado por ele, é dele o crédito.
Quero te encontrar aqui mais vezes.

Para os que estão entrando agora. Além do Populismo de Vargas abordado por Cindy, ele era também Nacionalista. Me digam ai, que idéias nacionalistas ele defendia?

Estou aguardando.............

abraços

Maciel disse...

Gostei do vídeo ele aborda bastante os feitos de Vargas como a criação da Petrobrás, os direitos trabalhistas como: dia de folga na semana, ferias remuneradas entre outros.
também abordou como Vargas era nacionalista, mostrou como ele conseguiu trazer a tecnologia da produção de aço no Brasil, mostrou também a sua atitude na segunda guerra.
E por ultimo como brilhantemente deixou seu nome na história com a frase:
(...)saio da vida para entra para a historia.
E também mostrou o quanto ele era popular e o quanto ficou popular, mostrou as ruas e avenidas com seu nome.

Ass:João Maciel

Maciel disse...

Professora tai uma parte que esqueci de colocar no primeiro comentário:
O vídeo também mostrou como Vargas chegou ao poder, as revoltas que ele enfrentou(incluindo revolta comunista liderada por prestes).
mostrou como foi tirado do poder pela primeira vez e como ele fez para voltar entre outras coisas.

Eu sei que isso é só uma parte de tudo mas se fosse escrever tudo não iria acabar hoje então acho que já está mais ou menos.

Ass:João Maciel

Cindy Araujo disse...

Os nacionalistas achavam que o estado devia investir em areas estrategicas,como petroleo , transporte etc. Que a entrada do dinheiro estrangeiro devia ser controlada e limitada.O nacionalismo surgiu com o segundo governo de Vargas.A campanha " O petroleo e nosso" surgiu quando os nacionalistas e os entreguistas acharam que o Brasil estava precisando da sua propria industria de extracao de petroleo.E depois de um tempo no dia 3 de outubro de 1953 foi criada a Petrobras.

Mariana Seixas disse...

É isso ai, acho que vocês dois irão se sair muito bem no teste, não esqueçam de revisar guerra fria também, ideais capitalistas e comunistas.

Onde estão os outros alunos????????????????????
Ou só tenho dois alunos no 9o ano?

Sillas disse...

não professora, ainda tem eu, eu achei esse vídeo muito interessante pois, ele nos mostra que Vargas não era apenas um ditador como várias pessoas pensam, ele trouxe várias melhorias para o nosso país, fazendo que, a dependência que o Brasil tinha com a produção cafeeira, acabasse.

cinema disse...

agora somos 4 alunos a comentar o incrivel video sobre vargas.
o video é muito interessante pois fala sobre as melhoras que vargas trouxe como:a carteira de trabalho,os direitos trabalhistas,a petrobrás e o voto feminino.
ass:Pedro Lima Gomes

Mariana Seixas disse...

Enfim meus alunos vieram fazer uma visita virtual.!!!!!

É por isso Sillas que Getulio foi um político polêmico, existem aqueles que o amam, e outros que o odeiam, e como você falou, sem dúvida ele foi primordial para a industrialização brasileira, diminuindo nossa dependência da economia cafeeira.

Bom te ver aqui também Pedro, pensei até que era boicote. rsrs Afinal soube que você é cybernetico.

abraços

**nathyele** disse...

Professora,

Gostei muito do vídeo, nele podemos ver algumas das “heranças” que Getúlio Vargas deixou para o Brasil, mudanças que já tínhamos discutido em sala de aula e que foram comprovadas após este documentário.
Vargas na minha opinião foi uma das pessoas que mais contribuiu para os avanços tecnológicos do Brasil, acho que por esse motivo existiam tantas pessoas criticando ele, achando que não iria dar certo o que ele estava fazendo, tentando tirar ele do poder e pressionando o povo.
A morte dele acho que veio na hora certa por que no vídeo nós podemos ver que a jornalista fala que se ele não falecesse naquele momento a oposição iria derrubar ele.

Beijos.

pedro disse...

pró eu gostei muito do film que eu vi aquelas embarcações eram massas como a ampulheta a bússula e o astrolábio.

Mariana Seixas disse...

Oi Nathyele

Ele realmente contribuiu muito para os avanços tecnológicos e trabalhistas no Brasil, mas não sei se morreu na hora certa, afinal ele tirou a própria vida não é? Na minha opinião, fugir da vida não é solução para resolver problemas. Melhor perder o poder que a vida, não acha?


Pedro
Você olhou o vídeo errado, ou foi Pedro do 7o ano que entrou no comentário errado? Respondam ai, foi Pedro Luiz do 9o ano, ou Pedro Augusto do 7o ano, que colocou o comentário acima?

abraços

pedro luis disse...

Professora, agora são 01:00 da manhã e eu tinha esquecido de comentar, lembrei e vim correndo aqui, eu achei o video bem interessante, apesar de todos falarem isso para puxar saco, mas é um video que prende nossa atenção, Getúlio Vargas fez grandes melhorias para o Brasil, como a Petrobrás e a Vale do Rio Doce, que são praticamente as maiores empresas brasileiras, mas também para ajudá-lo, grandes coisas aconteceram durante seu governo e ficou em seu nome...
Mas o que mais me surpreende é o seu fim, sua coragem de se matar e ao mesmo tempo sua inteligência, pois ele sabia que fazendo aquilo, entraria para a história como um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, e não é à toa que existem homenagens para ele como nomes de ruas, avenidas, etc...
Pedro Luis.

World Game X disse...

eu gostei do video,por que ele nos mostra muitas coisas sobre a vida de getulio as mudanças que ele trouxe para o brasil como a petrobras a vale do rio doce e as leis trabalhistas que ele nos deu e o seu fim tão tragico com um tiro no peito.
ass:elielson

Káh disse...

professora,
gostei muito do video, nele podemos ver nao so as coisas ruins , mas as coisas boas que Getulio fez por nos e muitas coisas ate hoje existe. Ele fez muitas melhorias no Brasil. Eu concordo com a senhora professora, acho que tirar a propria vida nao e o jeito certo de resolver os problemas, mesmo que ele fosse tirado do cargo.

beijos ,
Ana Carolina

Mariana Seixas disse...

Olá Galera

Gostaria que da próxima vez, vocês não esqueçam de mim, e venham me ver aqui neste espaço. Esta é uma forma de estimular vocês com imagens e sons, no lugar de "só" palavras.

Obrigado aqueles que participaram!!!
Espero todos da próxima vez!!!

COMENTÁRIOS ENCERRADOS

Lista de participantes:

Cindy
João Maciel
Sillas
Pedro Lima
Nathyele
Pedro Luis
Elielson
Ana Carolina

Abraços

Poliana Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poliana Ferreira disse...

Se getulio vargas divese ido a julgamento ele seria condenado ou nao